top of page

CLIQUE EM UMA CAPA e VEJA OS ARTIGOS PUBLICADOS

Missão e Política Editorial da Revista

 

A Ciência e Tecnologia de Produtos de origem Animal, uma publicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Faculdade de Veterinária, tem por objetivo proporcionar à comunidade cientifica publicações de alto nível disponibilizando resultados de pesquisas relevantes nas áreas de produção e ciência de alimentos, medicina veterinária preventiva e saúde pública, tecnologia e inspeção de produtos de origem animal, bioética, relações homem-alimento de origem animal e áreas afins que deverão ser destinados com exclusividade.

Nominata da Comissão Editorial Executiva

 

 

Comissão Editorial
 

Editor-chefe

Prof.Dr. Guiomar Pedro Bergmann, UFRGS - Currículo Lattes

 

Membros 

 

Comitê Avaliador

  • Prof.Dr.Guiomar Pedro Bergmann 

  • Profª.Drª.Liris Kindlein

  • Profª.Drª.Susana Cardoso

  • Prof.Dr.César Avancini

  • Prof.Dr.José Maria Wiest

 

Bibliotecária

  • Ana Vera Finardi Rodrigues, UFRGS

 

Revisão Gramatical da Língua Inglesa

  • Liris Kindlein, UFRGS

 

Revisão Gramatical da Língua Portuguesa

  • José Maria Wiest, UFRGS

 

Revisão Gramatical da Língua Alemã

  • Guiomar Pedro Bergmann, UFRGS

Periodicidade e Apoio
 

A Ciência e Tecnologia de Produtos de origem Animal será um periódico trimestral sendo editado quatro vezes ao ano pelo Laboratório de Inspeção e Tecnologia de Carnes da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul com apoio do Programa de Pós-graduação Lato Sensu em Produção, Tecnologia e Higiene de Alimentos de Origem Animal da mesma universidade.

REVISTA  CTPA

Ciência e Tecnologia de Produtos de Origem Animal

 

ISSN (Edição Impressa) - 1981 - 6685

ISSN (Edição Online) - 2447 - 6994 

Processo de Avaliação pelos Pares
 
A Ciência e Tecnologia de Produtos de origem Animal conta com um grupo de especialistas de notório saber nas áreas temáticas da revista. Os originais serão submetidos a aprovação de avaliadores que sejam especialistas reconhecidos nos temas tratados. Os trabalhos serão enviados para avaliação sem a identificação de autoria. Os originais serão imediatamente encaminhados aos avaliadores. O processo de seleção de artigos envolve avaliação de 2 ou 3 especialistas "ad hoc" e dos membros do Comitê Editorial.
Infraestrutura Disponível e Parcerias Existentes
 
A Ciência e Tecnologia de Produtos de origem Animal conta com uma infraestrutura física do próprio Laboratório de Inspeção de Produtos de Origem Animal, bem como pela biblioteca da Faculdade de Veterinária, ambos da UFRGS. Nestes setores estão disponíveis 04 computadores, 01 notebook, 01 sala de aula equipada com multimídia e computador, 02 salas de trabalho e 01 sala de recepção.
Como parceiros, a CTPA conta com o apoio do Programa de Pós-graduação Lato Sensu em Produção, Tecnologia e Higiene de Alimentos de Origem Animal da UFRGS e com o Laboratório do Instituto e Ciência e Tecnologia do Campus do Vale da UFRGS sob coordenação do prof.Dr. José Maria Wiest.
Diretrizes para o Autor
 
INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE ARTIGOS
A proposta de artigos para publicação na CTPA tem como premissa o conhecimento das Normas da Ciência e Tecnologia de Produtos de origem Animal e as instruções aqui descritas. O idioma oficial de publicação é o português e as eventuais correções gramaticais serão efetuadas após prévia consulta aos autores. Os trabalhos recebidos para apreciação serão preliminarmente analisados pelo Conselho de Editoração que verificará observância às normas da revista e caso a apresentação estiver em desacordo com as normas citadas, serão devolvidos aos respectivos autores. Os artigos serão apreciados por consultores ad hoc e se aceitos para publicação, passarão a ser de propriedade da CTPA. Apenas serão aceitos publicações tipo Artigos Científicos. Os artigos serão publicados em ordem de aprovação. Os artigos não aprovados serão devolvidos.
 
  • Regras para elaboração do Artigo
O texto deverá ter o máximo de 15 páginas, incluindo a lista de referências. Cada gráfico, figura, ilustração ou tabela equivale a uma página. O arquivo científico deverá conter as seguintes seções: Título (Português e Inglês ou Alemão), Resumo; Palavras-chave; Abstract ou Zusammenfassung; Key words ou Schlissel words; Introdução; Material e Métodos, Resultados; Discussão; Conclusão e Referências. Antes das referências, deverá ser descrito quando apropriado que o trabalho foi aprovado pela Comissão de Ética e Biossegurança da instituição e que os estudos em animais foram realizados de acordo com normas éticas. Os artigos longos podem necessitar de subtítulos dentro de algumas seções (especialmente nas seções de Resultados e Discussão) para maior esclarecimento do conteúdo. A língua estrangeira utilizada no título, resumo e palavras-chave pode ser inglês ou alemão, ficando de livre escolha do(s) autor(es).
 
  • Formatação do Artigo
Textos: Word (Arquivos Doc)
Tabelas: Excel (Arquivo XLS)
Imagens: extensões .TIFF.
A fonte a ser utilizada nos textos deve ser a "TIMES NEW ROMAN", modo regular, cor automática, no tamanho 12. O espaçamento entre linhas deverá ser simples e entre parágrafos duplo. Não deverão existir notas de rodapé. As informações complementares sobre materiais, reagentes, etc, deverão vir no texto entre parênteses. O artigo deve estar em formato retrato, sendo apenas tolerado o formato paisagem para tabelas e quadros quando houver necessidade.
 
1. Formatação de página
A impressão do manuscrito deve ser em papel branco (21,0 x 29,7 cm) ou ISO A4 obedecendo aos critérios acima citados.As margens devem ser: * Superior: 3,0; * Inferior: 2,0; * Esquerda: 3,0; * Direita: 2,0
 
2. Formatação dos Parágrafos
Parágrafo sem tabulação e em modo justificado.
 
3. Ilustrações (Gráficos, Quadros, Fotografias, Desenhos, Mapas, etc)
A identificação da ilustração deverá ser escrita em letras, tamanho 10, minúsculas, exceto a primeira letra gráfica, com numeração da ilustração em algarismos arábicos, separados do título por hífen. Nas ilustrações, a identificação é colocada imediatamente abaixo desta, modo justificado em relação ilustração, não devendo o título exceder as margens da mesma.- Tamanho das ilustrações: máximo- 15cm X 12cm (largura X altura).Exemplo: "Figura 1- Organograma geral do..."
 
4. Tabelas
A identificação da Tabela deverá ser escrita em letras minúsculas, exceto a primeira letra gráfica, com numeração da Tabela em algarismos arábicos, separados do título por um hífen. Nas tabelas, a identificação é colocada imediatamente acima desta. As tabelas são abertas nas laterais e devem ser ajustadas com espaçamento simples e não devem ser usadas linhas internas horizontais e verticais. As tabelas devem ser inseridas o mais próximo possível do texto ao qual se referem. A legenda da tabela é transcrita na parte de baixo das mesmas. No caso de quadros, estes devem ser fechados e também enumerados em algarismos arábicos. A legenda dos quadros é transcrita logo abaixo de sua identificação.Exemplo: "Tabela 1- Parâmetros de qualidade no recebimento do leite cru"
 
5. Unidades de medida
Usar o Sistema Internacional de Unidades (SI).
 
6. Abreviaturas
Devem ser usadas somente abreviações padrões, evitando-se abreviaturas no título e resumo dos artigos. Quando citada pela primeira vez, cada abreviatura deve vir acompanha de seu significado por extenso, a menos que seja uma abreviatura padrão de uso generalizado.
 
  • Estrutura do artigo
1. Título
2. Autores
3. Identificação de cada um dos autores (rodapé)
4. Resumo e Abstract ou Zusammenfassung (língua estrangeira fica a escolha dos autores)
5. Palavras-chave/ Key words ou Schlissel words
6. Texto-Introdução-Material e Métodos-Resultados-Discussão-Conclusão
7. Agradecimentos (opcional)
8. Referências
 
  • Peculiaridades das estruturas do artigo
1. Título: (Português/Inglês ou Alemão)
2. Autores: Em apenas UMA cópia deverão estar os nomes de todos autores colocados por extenso, um ao lado do outro, seguidos de números que serão repetidos no rodapé, para a especificação (Formação, Titulação, Instituição, Departamento ou Setor e e-mail) de cada um, e um dos autores, seguido de asterisco, que será indicado para correspondência (endereço, telefone, CEP, e-mail). É OBRIGATÓRIO QUE DUAS DAS TRÊS CÓPIAS ENVIADAS NÃO TENHAM IDENTIFICAÇÃO DA AUTORIA.
3. Resumo/ Abstract ou Zusammenfassung (português/inglês ou alemão): texto de parágrafo único. O resumo deve ter no máximo 220 palavras.
4. Palavras-chave/ Key words ou Schlissel words: Máximo de 04 palavras ou expressão, separadas por ponto e vírgula, preferencialmente distintas das palavras utilizadas no título.
5. Todo o texto deve usar o recurso de modo justificado no processador de texto Word, e as citações dos autores no corpo do trabalho deverão ser feitas com letras maiúsculas seguidas do ano de publicação, conforme exemplo.
Exemplo:
Segundo BRAMBELL (1958) e MACHADO NETO et al.(2004), o fornecimento de colostro... 
6. Material e Métodos: Quando o artigo tratar de experimento com utilização de animais, indicar se os procedimentos seguidos estiveram de acordo com os "Princípios Éticos na Experimentação Animal" recomendados pelo Colégio Brasileiro de Experimentação Animal (COBEA - http://www.meusite.com.br/COBEA/cobea.htm) ou autorizados por um comitê responsável sobre experiências com animais (institucional ou local).
7. Agradecimentos: tamanho 10 em itálico).(opcional.
8. Referências: Devem ser apresentadas em ordem alfabética, efetuadas conforme as normas VANCOUVER- com caracteres Times New Roman tamanho 12, alinhadas à margem esquerda. Os títulos dos periódicos podem ser abreviados conforme NBR6032 ou como nos Índices especializados. Todos os autores devem ser citados. Resumos, informações verbais, comunicação pessoal, trabalhos em andamento ou não publicados não devem ser incluídos na lista de Referências.
 
  • Exemplos de referências
1. Periódicos:
Autores do artigo. Título do artigo. Título do periódico abreviado. Data da publicação; volume (número): pág. Inicial-final.
Exemplo:
Arthington JD, Cattell MB, Quigley JD, McCoy GC, Hurley WL.  Passive immunoglobulin transfer in newborn calves fed colostrum or spray-dried serum protein alone or as a supplement to colostrum of varying quality.  J. of Dairy Sci.; 2000, 83 (12): 2834-2838.Brambell FWR.  The passive immunity of the young mammal.  Biol. Rev.; 1958, 33 (4): 488-531.
 
2. Dissertações e teses:
Exemplo:
Kindlein L.  Efeito de IgG e IGF-I das primeiras refeições lácteas sobre a flutuação sérica e características do epitélio intestinal em bezerros recém-nascidos. [Tese]. Piracicaba (SP): Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”; 2006. 100p.
 
3. Livros:
3.1 Autor pessoal
Exemplo:
Muray PR, Rosenthal KS, Kobayashi GS, Pfaller MA. Medical microbiology. 4thed. St. Louis: Mosby; 2002.
 
3.2 Organização como autor
Exemplo:
SAS Institute. User’s guide, release 6.0. 8th ed.  Cary; 1991.  1028p.
 
4. Eventos
Exemplo:
González-Jimenez, E. The capybara, a meat-producing animal for the hooded areas of the tropics. Annals of the III World Conference on Animal Production; 1975; Melbourne. Austrália. p.81-86.
 
5. Documento eletrônico:
5.1 Artigo
Exemplo:
Morse SS. Factors in the emergence of infections diseases. Emerg. Infect Dis [serial online] 1995 Jan-Mar [cited 1996 Jun 5]; 1 (1): [24 screens]. Available from: URL: http://www.cdc.gov/ncidod/EID/eid.htm.
O Que Enviar para a Revista
 
A Revista Ciência e Tecnologia de Produtos de origem Animal - CTPA é um periódico com editoração trimestral e estará recebendo apenas artigos científicos que deverão estar de acordo com as regras da revista.
 
O que enviar
Versão impressa (Correio): (itens A e B)
A) Um arquivo com o artigo e outro arquivo com as ilustrações (se houver) com resolução maior ou igual a 300 dpi devem ser encaminhados em 3 vias datilografadas e paginadas.Obs: Não incluir as figuras e/ou gráficos no corpo do trabalho, apenas indicar o local onde deverão constar.
B) Um formulário de encaminhamento de artigo (adquirido via solicitação eletrônica/e-mail), preenchido e assinado pelo autor principal responsabilizando-se pela inclusão dos co-autores.
Custo e Endereço Postal
 
A/C CTPA - Ciência e Tecnologia de Produtos de origem Animal/ FAVET-UFRGS.
Av. Bento Gonçalves, 9090 - Agronomia - CEP: 91560-000 - Porto Alegre – Rio Grande do Sul - Brasil.
C) Também deverá ser enviado Via Fax o Comprovante de depósito bancário da taxa de tramitação que será no valor de R$ 20,00 (vinte reais).
Fax: 51-33087305 (A/C Ciência e Tecnologia de Produtos de origem Animal)
 
APÓS ACEITO:
Enviar Via Fax: 51-33087305 (A/C Ciência e Tecnologia de Produtos de Origem Animal) - Comprovante de depósito bancário da taxa de publicação.
Observação: A taxa de publicação somente deverá ser paga após a revisão final das provas do manuscrito pelos autores. A taxa de publicação será de R$ 10,00 (dez reais) por página impressa.
No caso de impressão colorida, todos os trabalhos publicados deverão pagar um adicional de R$100,00 (cem reais) por página impressa.
Dados para Depósito
 
Entrar em contato.
Demais Informações
 
Fones:
00 55 + (51) 33089994
00 55 + (51) 33089996
 
E-mail:
ufrgs.cepetec@gmail.com
guiomar.bergmann@ufrgs.br
liris.kindlein@ufrgs.br
Anchor 1
Anchor 2
Anchor 3
Anchor 4
Anchor 5
Anchor 6
Anchor 7
Anchor 8
Anchor 9
Anchor 10
Anchor 11
Anchor 12
Revista CTPA
Revista CTPA_edited.png
Revista CTPA_edited.png
bottom of page